domingo, 26 de abril de 2009

Restauração



Símbolo maior do Barroco Mineiro e destaque da obra de Aleijadinho e Manuel da Costa Athayde, a igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, revela novas cores e formas a seus visitantes.
Foi concluída no fim de setembro de 2001 uma restauração de diversos setores da construção. O altar-mor, ameaçado por infiltrações, teve suas pinturas e ornamentos refixados. "As peças estavam se desprendendo", explica Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira, coordenador do projeto.
A outra etapa da restauração concentrou-se nos seis altares laterais da igreja, que tiveram a sujeira retirada da madeira por solventes especiais e recuperaram suas cores originais. Parte do assoalho apodrecido foi trocado por peças feitas a partir das técnicas originais, enquanto o restante do piso continua aguardando uma reforma. Além disso, foram colocadas novas fechaduras, trincos, filtros solares nas janelas, alarme contra incêndio e sistema de som.
Segundo Oliveira, estas obras de arte vinham sofrendo desgastes desde o século XIX e o adiamento da reforma poderia resultar na perda de referências do trabalho original.
Os trabalhos, organizados pela Faop (Fundação de Arte de Ouro Preto), demoraram um ano e meio e custaram R$ 50 mil, verba cedida pela Alcan. As atenções agora devem se voltar para a parte externa da igreja, já que há um desgaste das pedras que compõem o pátio e a fachada merece uma nova pintura
.

Um comentário:

  1. R$ 50 mil para reformar esta Obra-prima é uma bagatela perto do dinheiro que se gasta com passagens aéreas em Brasília, não é mesmo?
    O piso e a pintura externa não podem esperar!
    Que leiam este recado os responsáveis pelo nosso patrimônio histórico! Antes que seja tarde!

    ResponderExcluir